Porra, Hitler! Deixa de ser burro cara! Se não leu sobre aquele grande cara chamado Napoleão? É, ele tentou isso, e não deu muito certo... e eu tenho certeza que você leu sobre ele... um cara culto que nem você... Mas, mesmo assim, não conseguiu aprender com o erro do cara, tinha que ir la fazer merda, né? Palhação... ninguém mandou.... Mesmo com essas loiras com as tetas de fora te achando muito gostoso, mesmo você sendo o Fuhrer e tendo seu exército.... Se fodeu igual a Napoleão.
Ok, agora falando com um pouquinho mais de seriedade (pouca coisa...). Eu reparei que as pessoas não conseguem aprender com o erro dos outros. E eu vejo isso todo dia, toda hora. Eu leio sobre isso... e nada das pessoas atinarem. Agora... só me falta entender o porque disso. Não seria mais fácil prestar um pouco de atenção à volta, e ver os erros dos outros e ai falar:
"Porra, isso aí não é divertido. Melhor eu não fazer.", ou então algo mais sóbrio, do tipo: "Cara, isso aí é errado... Se eu fizer isso dá merda, pelo menos agora que ele fez e eu vi que é ruim, eu não faço mais". Não seria um mundo mais fácil se as pessoas fizessem isso? Não seria de (algum modo) produtivo pra sociedade que as pessoas prestassem atenção, mesmo que pouca, ao seu redor? Iria - e eu tenho CERTEZA - facilitar muita coisa.
A questão não está em "Não cometer nenhum erro", se eu falasse isso seria estória da carochinha... Errar não é de todo mal, até tem alguns erros que fortalecem o caráter. Cair de bicicleta, subir e depois escorregar de uma árvore, colocar as boias de braço nas pernas pra tentar andar na água e quase se matar afogado, a primeira ressaca... Tudo isso te ajuda a ser uma pessoa melhor, te ajuda a entender como o mundo funciona... Te ajuda a ficar esperto pros próximos erros, que seriam difíceis de serem previstos se você não tivesse cometido alguns erros antes. O problema está depois que você erra, e aprende com os SEUS erros, porque com os teus erros você aprende, agora... com o erro dos outros, parece que você é cego. Parece que não consegue ver quando o cara faz uma merda que logo logo você vai fazer (ou pode um dia fazer). Com o erro do coleguinha do lado você é Stevie Wonder (cego, mas ainda assim sorrindo, cantando e tocando piano).
Hoje por exemplo, voltando da escola, ainda rindo de uma aula interessante que tive... Vi um cara no metrô, o cara era magro, tinha um metro e oitenta, cara de urubu. Ele tava lendo revistinha, quando o metrô parou e ele quase caiu no chão, se eu não o tivesse segurado, ele teria ido direto com aquele narigão fino dele pro chão sujo. Ok, ele não prestou atenção... Depois de duas estações, um cara que estava do outro lado caiu no chão quando a porra do metrô parou... Ele caiu com as pernas pra cima... e eu não sabia se dava risada ou se ajudava ele. Eu o ajudei, sem deixar de rir. Mas a grande sacada veio depois que eu saí do metrô, refletindo sobre o ocorrido... Eu me lembrei do cara que beijou o chão rindo do outro que tinha cara de urubu por quase ter caído... e ainda assim, ele conseguiu se estabacar no chão... Fazendo um resumo de tudo. Mesmo o babacão tendo visto o outro quase cair por não se segurar, e mesmo ele sabendo que quem não se segura cai, ele não se segurou e caiu... porque não sabe prestar atenção... E eu chamando o Hitler de burro.... Hitler só invadiu a Rússia uma vez, eu aposto que esse cara anda de metrô a vida toda, mas mesmo assim não conseguiu aprender....
Sei lá, talvez seja arrogância né?
_Não acredito que ele pôde ser tão estúpido a ponto de fazer isso, eu nunca faria tal coisa. - Diz um sujeito
_Não acredito que ele pôde ser tão estúpido a ponto de fazer isso, eu nunca faria tal coisa. - Diz um sujeito
E aí, cinco minutos depois está o sujeito fazendo igualzinho. Porque ele pensa que quando os outros fazem merda, eles são burros, mas quando ele mesmo faz merda, ele é humano, e não uma máquina. E ele pode falhar (blábláblá).
Talvez eu mesmo faça isso. Eu só não faço mais com tanta frequência, talvez eu passe tanto tempo olhando pras pessoas, que eu tenha aprendido a vê-las, e não só olhá-las. E agora que eu presto atenção no quanto até o mais inteligente deles é babaca, eu tenha deixado de andar igual eles, tenha deixado de viver igual eles...Talvez eu nem fale mais a língua deles, porque até a linguagem desses caras me parece babaca. Porquê É BABACA! É só olhar pro lado, marmanjões de vinte anos brincando de abaixar as calças uns dos outros, e rindo feito retardados...
Más tá ai uma coisa que não muda. As pessoas não vão mesmo aprender com o erro alheio, elas mesmas vão ter que sofrer. Ter que se foder dez vezes pra aprender. E eu aposto que daqui a 100 anos mais alguém vai tentar invadir a Rússia, mesmo com os outros dois tendo caído por causa dela, daqui um tempo vai mais um babacão tentar invadir a Russia, e aí quando ele se foder, vai dizer: "Que peste! Porquê eu fiz isso?, aquele carinha que fazia churrasco de gente, e o outro que tinha um cavalo branco que era marrom já se foderam, mas mesmo assim, eu fiz merda... devo ser muito babaca"
Ps: Mesmo sabendo que os caras vão errar - pra sempre, por coisas babacas - eu não vou avisá-los. Talvez eles mereçam.