O fato é que eu não vejo racismo na maioria das piadas que eu faço. Principalmente porquê eu só me dou o direito de fazer piadas quando estou em um ambiente propício a elas, e para o meu tipo de piada, é raro achar tal ambiente. Mas de vez em quando tem alguém não consegue captar o sarcasmo nas piadas, não consegue entender que é uma piada e SÓ e ai vem me encher de perguntas. E eu até consigo ver dentro dos olhos de tais pessoas a vontade de que estejam certas, de que eu realmente seja um alguém sem alma, um sujo xenofóbico dos quais estas pessoas sempre ouviram falar, mas nunca viram, e sempre querem achar (por qualquer motivo que seja). Geralmente são estas as perguntas: "Você é racista?" ,"Você tá falando serio?" ou aquela clássica "Você sabia que é crime falar isso?"... Realmente, eu devo ser muito criminoso.
Em primeiro lugar, não eu não sou racista, aliás, como poderia ser? Eu não sou exatamente branquelo dos olhos azuis para poder falar, e é OBVIO que eu to falando sério, olhe meu capuz de Ku Klux Klan, e eu sei que é crime, por isso quando eu visto meu uniforme de seguidor do "KKK" eu fecho as janelas, imagina se me pegam!
Mas oque causa espanto nos piolhentos é o fato de eu não ter que guardar sempre a piada pra mim, piada é pra ser feita, não é feita para ter más intenções, não é feita para ofender, é um simples gesto de boa fé da minha parte (só deixará de ser boa fé quando for realmente com intuito de ofender, e quando eu quero ofender eu realmente não faço piadas, eu sou gentil, e bastante irônico). Todo mundo faz piadas racistas e preconceituosas, pois, seria impossível não fazê-las, o humor é realmente feito de coisas das quais somos ensinados a ver como erradas, o único problema é quando alguém já não as vê como erradas. Tal como a xenofobia, o racismo está mais nos atos dos que dizem que é errado fazer piadas de tal assunto, e mesmo assim as faz, do que nas piadas que são feitas numa roda de amigos. Penso que sempre que algo vira tabu, não deixa de existir, fica apenas marginalizado, e de forma alguma perde a força, as pessoas continuam a praticar tais atos, com elas mesmas, com vergonha (ou medo) de serem pegas, e serem apontadas na rua "Olhe, lá vai o puto racista". O tabu reside na hipocrisia, mais que nas risadas.
Eu só não vejo mal algum em fazer uma piada sobre judeus, ou alguma piada sobre gordos. Foi-me dito que esse tipo de piada deveria ser contida, que deveria ser evitada, pois estimulava ainda mais a marginalização das minorias, porém é exatamente o contrario! Quanto mais tornarmos esses assuntos vistos como tabus em assuntos comuns, menos poder ofensivo eles vão ter. Se eu começar a evitar as minhas piadinhas, eu irei vê-las com vergonha, como erradas, sendo que são (e sempre serão) apenas piadas, só eu que não vejo mal algum em chamar um amigo de preto? Em chamar um outro amigo de gordo? (perceba que eu falei AMIGO, ou seja, uns poucos) Só eu que não tenho problemas quando me põe apelidos? Eu realmente esperava que as pessoas soubessem levar mais na brincadeira, e começassem a parar de ver tudo como "tentativa de ofensa".
Se todos começassem a esconder a cara toda vez que fossem fazer uma piada, logo não teríamos mais nenhum tipo de humor no mundo, coisa que ao meu ponto de vista é indispensável para a vida. Se todos começassem a evitar (ainda mais) as piadas, logo estaríamos numa sociedade que viveria de tentar apontar um ao outro como racista, e não preocupados com o próprio umbigo.
A grande ironia que pelo menos eu vi ai é fato de terem me dito para "esconder" as minhas piadas , sendo que fazendo isso eu iria provavelmente apoiar a sociedade que continua sendo racista, só que se escondendo atrás de um véu de hipocrisia....
Agora vai todo mundo se foder, do fundo do meu coração!
Ps:O texto não ficou claro? Olha como eu me importo!
O texto não possui argumentos forte? Indo corrigir isso agora !
O texto não é nem digno de ser chamado de texto? Olha que coincidência, eu não dou a mínima! :)
O texto não possui argumentos forte? Indo corrigir isso agora !
O texto não é nem digno de ser chamado de texto? Olha que coincidência, eu não dou a mínima! :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário